A nostalgia continua a ter mercado no mundo dos automóveis com bons exemplos em todos os campos, e o desporto não é uma excepção. Por isso, encontramos hoje várias propostas que apontam nesse sentido, desde a Alpine recuperada pela Renault à britânica Mini assumida pelos alemães da BMW.
Se esta pode ser uma realidade dos dias de hoje, está longe de ser uma moda actual. Esta ideia vem de trás e em 2003 a Lancia mostrou o Fulvia HF Concept. Mas vamos por partes...
O projecto foi inspirado no Fulvia HF 1.6 que venceu o Campeonato Internacional de Marcas de Ralis em 1972. O motor de quatro cilindros em "V" tinha 1.584 cc de cilindrada e debitava 160 cv de potência. O seu "herdeiro" nunca passou da "teoria à prática" e foi mais uma oportunidade perdida para revitalizar a Lancia.
4º MINI COOPER S. Sir Alec Issigonis revolucionou o mundo automóvel com o Mini, um modelo compacto e diferente de tudo o que tinha sido feito até então. A proximidade com John Cooper abriu as portas para o desenvolvimento de modelos destinados à competição e a vitória de Paddy Hopkirk no Rali de Monte Carlo catapultou a imagem de um pequeno grande desportivo, que em quatro ano ganhou a prova monegasca por três vezes.
O novo 124 Abarth Rallye tinha um motor com 1.756 cc com 170 cv. As cinco vitórias num campeonato com 13 etapas não foram suficientes para os italianos baterem os franceses da Alpine, mesmo depois de grandes sucessos como a vitória de Markku Alen no Tap Rali de Portugal.
A Fiat recuperou a imagem destes tempos com um modelo realizado em parceria com a Mazda. Tem por base o MX-5 e voltou a contar com uma proposta Abarth com 170 cv.
2º ALPINE A110. A excelente relação peso/potência e, ao mesmo tempo, a fiabilidade nas provas mais duras e desgastantes foram trunfos para permitir à Alpine vencer a primeira edição do Campeonato do Mundo de Ralis. A equipa dos "três Mosqueteiros" – Andruel, Therier e Darniche – garantiram seis triunfos nos 13 ralis do campeonato.
Talvez seja um dos automóveis de sempre e, se o tempo passou, continua a ter adeptos fiéis. Por isso, ainda há quem sonhe com esta modelo e a Manifattura Automobili Torino, criada em 2014 por Paolo Garella, anunciou que vai produzir 25 unidades do "novo" Stratos. A produção é reduzida e parece que a procura está a superar a capacidade de oferta...
O modelo foi apresentado no último salão automóvel de Genebra. Foi realizado com base num Ferrari F430 e conta com um motor 4.3 V8 com 510 cv de potência.
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